Ensinar a Viver
Manifesto para mudar a educação
Edgar Morin



ISBN: 978-85-205-0742-1
Categoria: Filosofia, Educação, Ensaio francês
Edição: 1ª - 2015
Tradutor da obra: Edgard de A. Carvalho e Mariza P. Bosco
Formato: 14 x 21 cm
Nº de Pag.: 183
Peso: 0,231 Kg
Preço: R$ 52,00

Ensinar a viver é um texto ousado de Edgar Morin. Depois de ter feito o todo do seu pensamento, em O Método, ele o desfaz em partes que, holograficamente, repetem esse todo de maneira sintética, mas completa. O pensador defende o valor do erro – procura-se a Índia, descobre-se a América –, reitera a importância da incerteza e examina os dilemas da sala de aula num tempo de amplo desenvolvimento tecnológico, com o Google e a internet cumprindo a função de enciclopédias e permitindo a qualquer aluno contestar, em certas ocasiões, o saber do professor. Morin critica a deriva da universidade, que se deixa aprisionar por uma lógica do mercado: metas quantitativas e avaliações por superavaliadores que não se autoavaliam. Mais do que tudo, o teórico da complexidade propõe um retorno da filosofia à sua condição socrática (diálogo), aristotélica (organização de informações), platônica (questionamento das aparências) e pré-socrática (questionamento do mundo, inserção do conhecimento na cosmologia moderna).
O leitor encontrará neste pequeno livro uma grande reflexão sobre as condições de possibilidade de um saber menos ilusório e menos arrogante, mais complexo e mais generoso. Edgar Morin, mais uma vez, rejuvenesce a reflexão sobre ciência, humanidades, teorias, métodos, visões de mundo e práticas de ensino-aprendizagem.
Confira a fanpage da Editora Sulina www.facebook.com/editorasulina

 

 

 
 


Voltar | Imprimir

 

Os dados pessoais fornecidos pelos usuários do site www.editorasulina.com.br são assegurados pela seguinte Política de Privacidade