Editora Sulina
0

    Sua sacola está vazia.

Entregamos para todo o Brasil
Correios (PAC, SEDEX)
Em breve por transportadora
Forma de pagamento flexível.
Parcelamento em até 18X
CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO | BOLETO | DEPÓSITO | PIX
Entrega expressa para Porto Alegre
COMPRE AGORA
Voltar

Cartógrafo sem Bússola, O

Vilém Flusser, prolegômenos a uma teoria do pensamento líquido

Erick Felinto

ISBN: 978-65-5759-077-5
Categoria(s): Comunicação    Filosofia    Teoria do conhecimento
Edição: 1ª edição - 2022
Formato: 14 x 21 cm
Nº de Pag.: 216
Peso: 0,244 Kg

R$ 49,90

Ciência e imaginação tiveram, ao longo da história, uma relação de amor e ódio. Hoje, quando a humanidade parece encontrar-se em uma encruzilhada e necessitamos imaginar outros futuros, essas núpcias de Apolo e Dioniso são cada vez mais necessárias. Vilém Flusser foi um pensador que experimentou trafegar nas fronteias entre saberes, utilizando, sem economia, pitadas de imaginação. É, possivelmente, nesse sentido que seu interesse pelo mundo aquático e as criaturas marinhas adquire um sentido maior. Meio que não deixa traços, substância movente na qual a imaginação exercita seus poderes, a água é o ambiente ideal para a constituição de um pensamento do risco.
Diante da crise de legitimidade que as ciências humanas atravessam, com o fechamento de cursos e a suspeita social que se ergue contra essas disciplinas, sua defesa não deve ficar a cargo dos mesmos princípios que geriram os saberes exatos. É, precisamente, pela imaginação que elas devem buscar caminhos para perseguir objetivos humanos. Flusser não acreditava em ciência fria. Para ele, o conhecimento só tem sentido se envolvido diretamente nas intrigas e nos dramas da humanidade. Desse modo, é necessário, mais que nunca, afirmar o valor da arte e da criação como esferas fundamentais da experiência de cada indivíduo. Nem só de pão vive o homem. Existe uma dimensão da busca humana que não pode ser expressa em parâmetros calculáveis. A utilidade tem valor somente quando acompanhada do inútil.


Em Flusser, a arte de contar histórias é parte essencial do pensamento especulativo e da produção de conhecimento. Flusser nos ensina a pensar em forma de aventura, de exploração de abismos e oceanos desconhecidos. Lançar-se ao mar sem bússolas, compassos ou mapas, ao sabor dos ventos e das potências da imaginação: é para essa odisseia que nos convidou o mestre de Praga. Embarquemos.

Entrega: Correios e Motoboy (Porto Alegre).

Forma de Pagamento: Depósito em conta corrente ou PagSeguro (cartões de crédito, débito e boleto bancário).

OBRAS RELACIONADAS