Organizadores: José Cláudio S. Castanheira, Marcelo Bergamin Conter, Pedro Silva Marra
ISBN: 978-65-5759-209-0
Categoria(s): Sociologia Musicalidade Antropologia
Edição: 1ª edição - 2025
Formato: 16 x 23 cm
Nº de Pag.: 321
Peso: 0,450 Kg
Disponibilidade: esgotado
O que certos sons e certas músicas nos ensinam diante dessas situações em que não parece haver alternativa a não ser acelerar? Ou ainda: quais sons precisam ser ouvidos, quais são/estão sendo ignorados e quais denunciam a urgência perante o fim do mundo?
Enfim, o que significa ouvir o fim do mundo? Nesse sentido, este livro procura evidenciar os aspectos sonoros em diferentes planos de nossa relação com o mundo e com as transformações pelas quais ele tem passado.Os capítulos presentes no volume foram escolhidos e organizados a partir de uma seleção de trabalhos apresentados na III Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades (CIPS) – Os Sons do Fim do Mundo, realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, e na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, entre 2 e 9 de junho de 2023.
A partir da temática Sons do fim do mundo, o volume busca formas de escutar um processo emergente e urgente que usualmente é percebido e abordado por outros sentidos e outras camadas cognitivas, afetivas e sensoriais: pelo visual nas paisagens distópicas da exploração desenfreada do meio ambiente; pelo olfativo da poluição produzida por essa mesma destruição do planeta; pelo tátil e térmico das mudanças climáticas que levam ao aquecimento de certas regiões e resfriamento de outras; pelo discursivo e narrativo das culturas, formas de saber e ativismos que buscam se contrapor, ou propor alternativas, e assim sobreviver nestas novas condições de precariedade.
Entrega: Correios e Motoboy (Porto Alegre).
Forma de Pagamento: Depósito em conta corrente ou PagSeguro (cartões de crédito, débito e boleto bancário).