Editora Sulina
0

    Sua sacola está vazia.

Simões Lopes Neto é homenageado

06/11/2003

Descrito por Flávio Loureiro Chaves como 'o maior dentre todos os regionalistas até os dias atuais', o escritor gaúcho João Simões Lopes Neto e sua obra serão tema, hoje, às 17h30min, no salão de Bridge do Clube do Comércio, do painel 'A salamanca do jarau', que rememora os 90 anos do livro 'Lendas do Sul', lançado por Neto em 1913. Participam a prima do escritor, Hilda Simões Lopes, Luís Borges e Agemir Bavaresco, que também autografam, hoje, às 20h, 'Travessia do pampa/ Aprender a ser gaúcho', sobre a obra de Neto. A mediação será de Paula Mascarenhas, presidente do Instituto João Simões Lopes Neto.

Em Pelotas, a casa onde o autor viveu e escreveu 'Contos gauchescos', em 1912, está sendo reformada a fim de abrigar a sede da instituição. 'Nossa preocupação é que sua obra passe a ocupar o lugar devido na literatura brasileira, aproveitando o crescente reconhecimento e interesse por parte da crítica e público', afirma Hilda Simões Lopes. A Assembléia Legislativa faz a sua parte inaugurando, nas próximas semanas, a mostra 'João Simões Lopes Neto: o escritor da alma gaúcha', que ruma para Pelotas em março, marcando a passagem do 138º aniversário do autor, falecido em 1916. Depois de cumprir temporada na nova sede do Instituto, a exposição percorre o restante do Estado.

Amanhã, às 19h, no Pavilhão Central, terá sessão de autógrafos a 'Obra Completa de Simões Lopes Neto', do escritor e crítico literário Paulo Bentancur, uma co-edição da Copesul, Sulina e Já Editores. A coletânea resgata livros, produção teatral e textos pouco conhecidos de Lopes Neto, organizados por ordem cronológica. As 1.088 páginas trazem também ilustrações de Ênio Squeff. A obra será doada a 700 bibliotecas do Estado e centro do país. Destaque também para 'João Simões Lopes Neto - Uma biografia' (AGE), de Carlos Francisco Sica Diniz. A sessão de autógrafos é hoje, 18h, no Pavilhão Central. E Eleomar Ziglia Lopes-Machado lança 'Simões Lopes Neto - à luz dos contos gauchescos e das lendas do Sul', pela Funpec Editora.



Link: