Editora Sulina
0

    Sua sacola está vazia.

Fenômeno da Cibercultura em Foco

24/02/2004

André Lemos e Paulo Cunha são os organizadores dos textos desenvolvidos no livro 'Olhares sobre a cibercultura' e Francisco Rüdiger é o autor de 'Introdução às teorias da cibercultura', dois recentes lançamentos da editora gaúcha Sulina (email sulina@editorasulina.com.br; vendas on-line: www.editorasulina.com.br).

O primeiro volume funciona como uma espécie de coletânea sobre esse importante fenômeno, apresentando ao leitor as principais teorias que vêm sendo elaboradas pelo pensamento ocidental sobre esse instigante assunto. O leque temático é amplo e oferece aos leitores uma espécie de portal de entrada para compreender melhor a relação das tecnologias de comunicação e informação com a sociedade e a cultura contemporânea. Entre outros temas, o livro aborda os aspectos gerais do transhumanismo; o culto aos cyborgs; a velocidade e o terror da era informacional; a nova cidadania digital; a questão do espaço público virtual; o corpo e a sexualidade nas redes; a sociotécnica; a hipermídia; os blogs, os diários íntimos na Internet; as idéias de espaço no ciberespaço; a emergente cena da música eletrônica; a globalização da periferia na sociedade; e o pensamento de Marshall McLuhan sobre os variados e interessantes aspectos da cibercultura.

'Introdução às teorias da cibercultura', apresentando várias e mais recentes teorias sobre o tema, salienta também a variedade desse pensamento, propõe alternativas para seu aprofundamento e mergulha no passado da história da humanidade para descobrir as origens mais remotas da cibercultura na Grécia antiga e suas ligações com o próprio processo de formação do Ocidente. Após repassar as principais expressões teóricas do que chama de 'pensamento tecnológico contemporâneo', Rüdiger expõe o núcleo do que seria uma abordagem crítica da cibercultura, numa abordagem radical e humanista, proporcionando aos leitores um roteiro profundo e questionador, além de útil e conciso.

A editora Sulina possui em seu catálogo outros títulos sobre o tema, como 'Cibercultura - Tecnologia e vida social na cultura contemporânea' e 'Janelas do ciberespaço: comunicação e cibercultura', ambos de André Lemos. Pela Artmed, confira 'Educação na cibercultura - Hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem', de Andrea Cecilia Ramal; e, pela editora 34, 'Cibercultura', de Pierre Levy, que discorre sobre as novas tecnologias (software, realidade virtual, interatividade, multimídia e correio eletrônico), seu uso e suas principais questões e mutações.

(Tiaraju Brockstedt para o CORREIO DO POVO - PORTO ALEGRE)

Link: