Editora Sulina
0

    Sua sacola está vazia.

Entregamos para todo o Brasil
Correios (PAC, SEDEX)
Em breve por transportadora
Forma de pagamento flexível.
Parcelamento em até 18X
CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO | BOLETO | DEPÓSITO | PIX
Entrega expressa para Porto Alegre
COMPRE AGORA
Voltar

Pedagogia da Comunicação Popular e Comunitária nos Movimentos Sociais


Cicilia M. Krohling Peruzzo

ISBN: 978-65-5759-081-2
Categoria(s): Comunicação    Sociologia    Mídia
Edição: 1ª edição - 2022
Formato: 14 x 21 cm
Nº de Pag.: 168
Peso: 0,224 Kg

R$ 44,90

Disponibilidade: esgotado

A obra Pedagogia da Comunicação Popular e Comunitária nos Movimentos Sociais,presta atenção aos processos de comunicação que se efetivam no contexto dos movimentos sociais populares, comunidades e associações civis construtores de dinâmicas coletivas de organização popular. Em sua práxis, esses atores coletivos, como articulações de segmentos da sociedade civil que se reconhecem como portadores de direitos e se organizam para reivindicá-los, protagonizam lutas que culminam na conquista de direitos de cidadania e transformação da realidade. Com base em fundamentação teórica condizente, a autora discute as concepções teóricas de desenvolvimento, do difusionismo ao desenvolvimento participativo e ao “bem viver”, entre outros conceitos relacionados aos temas tratados. Mostra que a presença das organizações sociais na sociedade corresponde a contextos sedimentados por estruturas socioeconômicas, políticas, culturais e ideológicas fomentadoras de modos de vida e das relações sociais de produção e de consumo, a partir do tipo de desenvolvimento que se faz predominante.
Contexto em que existe majoritária acomodação ao padrão de desenvolvimento vigente, mas também se constroem deslocamentos criativos. A obra também reporta a resultados de pesquisa empírica, descrevendo e analisando iniciativas concretas de intervenção na realidade local de comunidades no âmbito rural e urbano, tendo como foco a análise das intersecções dos processos de comunicação popular e comunitária nas dinâmicas constituídas nos territórios quando inserida em dinâmicas de desenvolvimento participativo e da cidadania. Por fim, analisa como os arranjos mobilizatórios contribuem para a ressignificação de conhecimentos e a geração de novo conhecimento popular, uma vez relacionados à práxis de protagonistas coletivos na inter-relação direta com os membros das comunidades e em parceria com instituições públicas e privadas.
É nos meandros desses processos, em outros termos, na práxis dos movimentos sociais e comunidades, que se desenvolve a pedagogia da Comunicação Popular, uma comunicação participativa e emancipadora, pois está comprometida com a conquista da cidadania.

Entrega: Correios e Motoboy (Porto Alegre).

Forma de Pagamento: Depósito em conta corrente ou PagSeguro (cartões de crédito, débito e boleto bancário).

OBRAS RELACIONADAS